Letters in Store

Friday, November 25, 2005

A porra do Inglês...



Acto 1

Ele sabia do seu Inglês. Nunca precisou de estudar muito. Ocasionalmente pegava nas folhas que a s'tora dava. Rasgadas pelo Fiúças, ou dobradas pelos cadernos ou borradas pela chuva. Uma merda. "Para quê aquilo? Como se nao bastasse ter que gramar as aulas e a s'tora..."

Nas aulas, a conversa do intervalo prolongava-se sempre na sala de aula. "Mas será que ela 'tá a gozar comigo? Fazer os T.P.C.? Vai mas é catar piolhos , ó velha!" A paciência para as aulas de 45 minutos era rara, melhor era não trazer nada, e falar com o pessoal. Os que valem a pena. "Cambada de betinhos, a lamber as botas da cota.Vão-se mas é todos f....!"

As notas era o que bastava. em casa era só o que importava saber. "Menos uma disciplina que preciso de estudar, porque sei que sou bom nesta merda! Ela que não venha com histórias nas aulas, Tiro positiva e ela não me pode tocar."

"Eu sou dono de mim mesmo. A vida é curta...nada de stresses....e ter que vir à escola pra me alterar os esquemas? Nada disso!"

Acto 2

Ele até que gostava do Inglês. A professora falou com o professor de inglês e ambos foram de acordo de que o Filipe pudesse assistir às aulas, apesar de não estar inscrito. Os gastos? Seriam suportados pelo professor e pela escola, a título individual.

A atenção e a participação até que nem eram as melhores. Preferia pensar nos toques na bola que o esperavam lá fora, no intervalo. "Hei-de mostrar ao Vitor e ao Miguel a nova finta que o meu irmão me ensinou.É muito fixe."

Ainda estava a aprender o B-A-Bá (a sua curta vida tinha já um atraso, quantos mais se sucederiam?). O Inglês, apesar de tudo, parecia ser algo de diferente, novo e engraçado. O sorriso com que entrava e saía da sala de aula revelava o interesse, apesar de a atenção na aula não ser a melhor..."e com tantos colegas novos ao meu lado...é difícil."

Chateou-se um dia com o António, porque este o empurrara.

"Ele deu-me um empurrão e eu dei-lhe um pontapé, s'tor." "Vão os dois prá outra sala pensar no que fizeram."

Dois dias depois começou a chamada....e a aula correu normalmente....mas a normalidade tem as suas disparidades. Enquanto os outros iam lá fora brincar o jogo que o professor trouxera para as aulas...uma cadeira vazia denunciava o rapazito que fora castigado.
E à pergunta do professor "Então Filipe, não quiseste vir à aula?", o seu olhar turvara...e desviara-se para o chão... "Não posso. Portei-me mal...."

O segundo aluno foi expulso do Inglês. Era menos uma voz a chatear o professor...mas menos um sorriso no final de cada aula. Ai a porra do Inglês, com tanto Filipe por aí fora...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home